NOTÍCIAS
Transformamos, desenvolvemos e comercializamos embalagens em plástico flexível
O que é a tecnologia d2w?
7 | agosto | 2017
Todo o plástico convencional se degrada, mas este processo pode demorar séculos. A tecnologia d2w permite reduzir este prazo de varias centenas de anos para apenas vários meses.
A tecnologia d2w do plástico com vida útil controlada permite ao plástico degradar-se e bio degradar-se após o fim da sua vida útil. Fatores abióticos como a luz, o calor e o stress vão acelerar o processo de degradação. Durante toda a vida útil do material, são garantidas as propriedades mecânicas e físicas do plástico.
Depois da vida útil, e sujeito a fatores abióticos, o material começa a perder a suas propriedades, torna-se frágil e rompe-se/fragmenta-se até ao ponto de não poder ser mais manipulado. A partir deste momento o material pode iniciar a fase de biodegradação.
Ao combinar os dois métodos de degradação, por oxidação e por biodegradação os plásticos com d2w degradam-se em qualquer ambiente, interior ou exterior. Este é um fator muito importante em relação aos resíduos, porque uma elevada quantidade de resíduos de plástico que podemos encontrar em terra e no mar não serão recolhidos ou enterrados.
• Pode ser utilizado com polímeros virgens e reciclados.
• É compatível com Polipropileno e Polietileno (HDPE, LDPE, LLDPE) em todas e suas aplicações.
• Todos os processos: Extrusão, Injeção, Sopro, Cast e Bopp.
Polímeros com vida útil controlada: Ciclo de vida
Evolução no tempo
Fase 1: Vida útil do material. Fraca variação das propriedades funcionais durante a armazenagem e utilização. O prazo da fase 1 vai depender das condições de exposição do material aos fatores ambientais. Os antioxidantes permitem garantir uma vida útil suficiente para que o material seja utilizado para a função para a qual foi concebido.
Fase 2: Perda das propriedades físicas macroscópicas até a fragmentação espontânea. O material chegou ao fim da sua vida útil ou foi exposto a factores ambientais que aceleram a sua degradação, o material fica frágil, perda de 50% das suas propriedades mecânicas.
Fase 3: Degradação até a biodegradação. Após a fragmentação das cadeias moleculares e a sua oxidação, o material torna-se hidrófilo, o material pode ser colonizado por micro organismos que vão bio degradar o material.